Notícia

Novos caminhos para o uso de embalagens inteligentes
    smart packaging

    Múltiplos caminhos para um mesmo fim: entregar valor ao consumidor

    Veja, a seguir, algumas possibilidades de uso de embalagens inteligentes. São diferentes tecnologias, com variados graus de complexidade. Mas, se bem aplicadas, balanceando os objetivos de marketing e as demandas industriais e de custos, certamente podem criar valor, entregando informações relevantes ao consumidor de forma inovadora.

    Garrafa autoesterilizante
    A nanotecnologia é uma das grandes esperanças da indústria de alimentos para reduzir o desperdício, aumentando a vida de prateleira dos produtos embalados. Nanopartículas à base de prata, com ação anti-bactericida e anti-microbiótica podem ser incorporadas ao polietileno das embalagens, dando-lhe funções autoesterilizantes. A brasileira Nanox é um dos destaques nesse mercado.

     


     

    Análise visual
    Rótulos inteligentes podem mostrar, através da mudança de cores, quando um produto ultrapassa determinados parâmetros especificados pelo fabricante, tais como datas de validade e faixas de temperatura. No exemplo mostrado aqui, as etiquetas produzidas pela escocesa Insignia Technologies indicam ao consumidor as condições do produto após a embalagem ser aberta. Segundo o fabricante, é uma solução interessante para quem trabalha com atmosfera modificada (Modified Atmosphere Packaging - MAP).

    Quer ler a notícia completa?

    Faça seu cadastro e tenha acesso a todo o conteúdo.

    Já é cadastrado? Faça seu login